Translate

3 de outubro de 2016

CABO VERDE: Jorge Carlos Fonseca reeleito presidente de Cabo Verde

Nas eleições presidenciais deste domingo, marcadas por uma elevada taxa de abstenção, Jorge Carlos Fonseca recolheu 74% das preferências dos cabo-verdianos.
Praia - O atual presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos nas eleições deste domingo. Quando estavam já apurados os resultados de 91% das mesas de voto, Jorge Carlos Fonseca somava 74% dos votos.
O presidente reeleito bateu por larga vantagem o segundo candidato mais votado, Albertino Lopes da Graça, que, com pouco mais de uma centena de mesas de voto por contabilizar, teve 22,6% dos votos nas eleições presidenciais de Cabo Verde.
O terceiro candidato, Joaquim Jaime Monteiro, obteve nas eleições deste domingo apenas 3,4% dos votos.
O sufrágio ficou marcado por uma elevada abstenção, com 63,6% dos eleitores cabo-verdianos a não irem às urnas. Apenas 36,4%, menos de 125 mil cabo-verdianos, participaram nas eleições presidenciais deste domingo.
Olhando apenas para os votos feitos no território de Cabo Verde, com quase 121 mil registos (e a abstenção de quase 193 mil cidadãos), Jorge Carlos Fonseca teve uma votação de 73,8%.

Na diáspora, Jorge Carlos Fonseca recolheu 79,4% dos pouco mais de 4 mil votos, enquanto a taxa de abstenção ascendeu a 86%, o equivalente a quase 25 mil cabo-verdianos no exterior que não exerceram o seu direito de voto.
Africa21 Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário