Translate

10 de setembro de 2016

CABO VERDE: PAICV dá liberdade de voto a militantes nas presidenciais de Cabo Verde

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição, vai dar liberdade de voto aos seus militantes nas eleições presidenciais de outubro, depois de não ter surgido nenhuma candidatura na sua área política.

PAICV dá liberdade de voto a militantes nas presidenciais de Cabo Verde
A decisão foi anunciada hoje, numa conferência de imprensa, em que o dirigente nacional Rui Semedo deu conta das principais decisões da reunião da Comissão Nacional do partido, que quinta-feira se reuniu para analisar os resultados das eleições autárquicas do passado domingo.
"A CP apreciou a questão das presidenciais e decidiu pela liberdade de voto dos seus militantes simpatizantes e amigos", adiantou Rui Semedo.
Questionado pelos jornalistas sobre o "vazio de candidatos do PAICV" nas eleições presidenciais, Rui Semedo considerou que "seria bom que o PAICV tivesse um candidato da sua esfera".
"Não emergiu uma candidatura da sociedade civil que envolvesse o PAICV e atribuísse mais responsabilidade ao PAICV. Não havendo, o PAICV decidiu pela liberdade de voto. O que é normal", disse.
Sublinhou ainda que as três candidaturas às eleições presidenciais - a do atual presidente Jorge Carlos Fonseca, a do reitor da Universidade do Mindelo Albertino da Graça e a do veterano da luta pela independência Joaquim Monteiro - valorizam a função presidencial, considerando que proporcionarão um momento de debate de como exercer a magistratura presidencial.
Rui Semedo escusou-se contudo a comentar o que esteve na origem da falta de um candidato da área política do PAICV.
As eleições presidenciais em Cabo Verde realizam-se a 02 de outubro.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário