Uma missão de 20 observadores da União Africana (UA), liderada por Zainabou Sylvie Kayitesi, ex-presidente da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP), vai monitorizar as eleições legislativas de 20 de março em Cabo Verde.
Em comunicado, a UA adianta que foi aprovada uma missão de curta duração de 20 observadores, a decorrer entre 16 e 24 de março.
A Missão de Observação Eleitoral da União Africana (MOEUA) inclui representantes do comité permanente da União Africana, de organismos eleitorais, organizações da sociedade civil, da comunicação social, de grupos de reflexão e de instituições académicas.
"Serão deslocados para os círculos eleitorais para monitorizar o processo eleitoral e falar com os intervenientes no processo eleitoral, incluindo a administração eleitoral, partidos políticos, candidatos, representantes da sociedade civil e dos órgãos de comunicação social para conseguir uma avaliação crítica da forma como é conduzida a eleição", explica a UA em comunicado.
A organização continental espera que a missão contribua para o "reforço do processo de democratização do país, fornecendo uma avaliação independente e imparcial do processo eleitoral em linha com as melhores práticas internacionais e regionais".
As eleições legislativas em Cabo Verde realizam-se a 20 de março e nelas participam seis partidos.
Diário Digital com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário